Notícias
Remodelação do Governo: Ulisses exonera ministros e secretários de Estado e reconfigura ministérios com novas caras

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje a remodelação do Governo, que passa a ser constituído pelo chefe do Executivo, vice-primeiro-ministro, quinze ministros e cinco secretários de Estado.
O anúncio foi feito pelo próprio chefe do Governo na sua página oficial na rede social Facebook, dando conta das exonerações, da reconfiguração de ministérios e da entrada de novas figuras no elenco governamental cabo-verdiano.
De acordo com as informações a que tivemos acesso, e conforme a proposta já aceite pelo Presidente da República, será criado o Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial.
O primeiro-ministro justifica a decisão com a necessidade de o vice-primeiro-ministro ter uma maior disponibilidade para a coordenação económica de políticas transversais que “contribuem para a estabilidade macroeconómica, o crescimento económico e o emprego”.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o Ministério das Comunidades passa para a responsabilidade do ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, e são extintos os cargos de secretário de Estado do Fomento Empresarial do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, bem como o de secretário de Estado do Ensino Superior do Ministério da Educação.
Com esta remodelação, são exonerados das suas funções as seguintes figuras: Olavo Correia, ministro do Fomento Empresarial (em resultado da alteração do âmbito do ministério), Carlos Santos, ministro do Turismo e Transportes, Jorge Santos, ministro das Comunidades, Edna Oliveira, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Filomena Gonçalves, ministra da Saúde, Eunice Silva, ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, e Adalgisa Vaz, secretária de Estado do Fomento Empresarial.
Por outro lado, são nomeados Olavo Correia para o cargo de ministro das Finanças, José Filomeno Monteiro como ministro das Comunidades, Eurico Correia Monteiro para ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, José Luís Sá Nogueira como ministro do Turismo e Transportes, Jorge Figueiredo para ministro da Saúde e Vítor Coutinho para ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação.