Nossa Gente
Rapper Stilmely quer conquistar o cenário musical com mensagens “ousadas” de empoderamento feminino

A rapper Stilmely, de 25 anos, deseja conquistar o universo musical cabo-verdiano, tanto na diáspora como no arquipélago, através das suas mensagens de empoderamento feminino, adotando uma abordagem “ousada” para demonstrar os valores da mulher.
Nascida e criada em Pilão Cão, na Calheta de São Miguel, interior da ilha de Santiago, Melany de Brito Martins, pelo nome artístico de Stilmely, foi influenciada desde criança pelo seu pai, que a introduziu aos géneros musicais Hip Hop, RAP, Rock e Pop.
Durante o ensino secundário, começou a utilizar o seu nome artístico como MBM, mesmo antes de ter gravado alguma música, e alterou no ensino superior como Stilmely. Para além da música, Stilmely nutre uma paixão insaciável pela dança e moda.
Desde pequena, tem uma energia vibrante, sendo uma menina alegre, dançante, educada, ousada e com uma alta autoestima, apesar de ter sofrido bullying na infância pelo seu jeito de ser.
Por esse motivo, a artista ambiciona focar-se em mensagens ousadas relacionadas com a liberdade de ser mulher, empoderamento e nas capacidades que todas têm para conquistar o que desejam.
Entrou no mundo da música na adolescência, mas, devido a alguns problemas pessoais e familiares, teve de afastar-se da cena musical. Contudo, nove anos depois, esta jovem cantora, que atualmente reside em Portugal, regressou, adotando uma abordagem multifacetada num estilo musical vibrante que funde Pop e RAP/Hip Hop.
O seu primeiro single, intitulado “Bandidu sta tudu ladu”, foi lançado em parceria com duas colegas de escola, quando tinha apenas 16 anos.
No seu regresso à música, lançou “Deus Txoman” e, mais recentemente, “Nu ka sta trivida”, que já conta com mais de 2 mil visualizações no YouTube.
“‘Nu ka sta trivida’ representa a libertação da mulher. Nesta música, falo sobre o que penso relativamente ao comportamento dos parceiros, interpretando de forma ousada e sensual, mostrando o meu valor como mulher e a minha capacidade maternal”, declara esta jovem artista, licenciada em Artes e Design e mestre em Empreendedorismo e Inovação.
O seu trabalho mais recente, um Hip Hop (drill), foi escrito por ela e analisado pelo seu companheiro Emanuel, que também é o seu manager.
A música foi produzida por Gugas Dias, com o instrumental de Lewie Lee, e o videoclipe ficou a cargo da Magestic Films.
Todo o cenário, vestuário e coreografia foram idealizados pela cantora através da sua marca “Stilmely Dreams”.
Com uma nova visão e uma bagagem rica em experiências, Stilmely prepara um novo single para o final de outubro ou início de novembro, que promete ser ainda mais impactante.
A artista, que “respeita profundamente” várias influências musicais e aprecia diferentes géneros, ainda não planeia colaborações, focando-se em consolidar a sua própria identidade no mundo da música.
Com uma visão clara e uma “determinação inabalável”, Stilmely está pronta para deixar a sua marca no cenário musical de Cabo Verde e além-fronteiras.