Mundo
Portugal também decide suspender vacina da AstraZeneca
O número de países europeus a suspenderem a administração da vacina da farmacêutica AstraZeneca está a aumentar e Portugal decidiu também tomar a mesma decisão.
A notícia acaba de ser avançada pela imprensa portuguesa, no dia em que vários países como França, Espanha e outros anunciaram a suspensão da vacina da AstraZeneca, por causa de relatos de efeitos colaterais graves.
Entretanto, de acordo com a SIC notícias, Direcção-Geral da Saúde Portuguesa e o Infarmed deverão anunciar esta segunda-feira a suspensão da administração da vacina da AstraZeneca no país, mas sabe-se que os centros de saúde já foram orientados para não administrar a vacina da referida farmacêutica.
Porém, conforme a agência Reuters, apesar de alguns países terem relatados efeitos colaterais graves, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razões para se preocupar, garantindo que não houve mortes documentadas relacionadas às vacinas.
A decisão destes países põe em causa o plano de vacinação conjunto desenvolvido pelos países da União Europeia (UE).As acções destes maiores e mais populosos países da Europa aumentarão as preocupações sobre a lenta distribuição de vacinas na região, que tem sido afectada por escassez devido a problemas na produção de, incluindo as da AstraZeneca.
