Notícias
Caso Amadeu Oliveira: Sokols promove concentração em frente aos Tribunais. UCID fala em vergonha nacional
A detenção do advogado Amadeu Oliveira está a gerar ondas de indignações nas redes sociais, com muitos movimentos a pedirem libertação do jurista.
O jurista foi detido ontem à tarde na cidade da Praia e o ocorrido tornou-se no assunto mais comentado e partilhado pelos cabo-verdianos, que estão a demonstrar a sua indignação nas redes sociais.
É o caso do movimento Sokols, que está a promover uma concentração em frente aos Tribunais, para criticar o sistema judicial cabo-verdiano.
Por outro lado, o presidente da UCID, António Monteiro, classificou a detenção do advogado e ex-procurador da República Amadeu Oliveira, de “vergonha nacional” e pediu que a mesma seja suspensa, o quanto antes a bem da tranquilidade e paz social.
Em conferência de imprensa na cidade da Praia para reagir ao acto de detenção que presenciou e filmou, António Monteiro, disse que houve um “exagero e um abuso de poder”, não por parte dos agentes policiais que cumpriram a sua missão, mas da parte do tribunal que mandou deter o advogado como se de um alto criminoso se tratasse.
Nós estamos a falar de um advogado que conhece bem a lei, um ex-procurador da República, um grande advogado, um homem que luta por uma justiça transparente. Pode até exagerar na sua forma de falar e de agir, mas aqui o essencial é o que está por detrás dessas situações”, disse.
O advogado Amadeu Oliveira foi detido no final da tarde de sábado, 20, na cidade da Praia, pela Polícia Nacional através da Direcção Central de Investigação Criminal.
AJUDE-NOS A CRESCER COM UMA DOAÇÃO SIMBÓLICAO advogado é acusado pelo Ministério Público de 14 crimes de ofensa e injúria contra os juízes do Supremo Tribunal de Justiça, Benfeito Mosso Ramos e Fátima Coronel, a quem vem apelidando de “gatunos, falsificadores e aldrabãozecos”.
