Actualidade
José Maria Neves distinguido com Prémio Carreira na gala Prémios da Lusofonia
O antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, é vencedor da IV Edição da Gala Prémios da Lusofonia na categoria Prémio Carreira, anunciou a organização.
“A administração da Gala Prémios da Lusofonia entendeu como da maior importância para Cabo Verde e todos os países de expressão oficial portuguesa, o continuado magistério, da mais elevada cidadania, desenvolvido por José Maria Neves quer no desempenho das funções de primeiro-ministro da República de Cabo Verde, quer no desempenho das suas outras relevantes e altas missões públicas quer, ainda, enquanto activo e empenhado cidadão do mundo”, lê-se numa publicação da organização da gala.
Natural de Santa Catarina, interior de Santiago, José Maria Neves, que foi primeiro-ministro cabo-verdiano durante 15 anos (de 2001 a 2016), já desempenhou o cargo de deputado, vice-presidente da Assembleia Nacional, presidente da Câmara Municipal de Santa catarina, entre outras funções.
Já foi condecorado por boa governação e desenvolvimento sustentável pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil e em 2009 o então presidente do Brasil Lula da Silva atribuiu-lhe a Medalha de Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco.
O ex-chefe do Governo cabo-verdiano já foi escolhido como a personalidade mais confiável na política em Cabo Verde pela Afro-Sondagem.
Segundo a organização da Gala Prémios da Lusofonia, José Maria Neves sempre deu exemplo de uma governança esclarecida, respeitadora dos direitos, liberdades e garantia, na defesa da liberdade dos povos, pelo que atribuir-lhe este prémio afigura-se como um ato de reconhecimento de um trajecto de mérito, cidadania avançada e de respeito pelos cidadãos de Cabo Verde e da Lusofonia.
A gala Prémios da Lusofonia distingue várias personalidades lusófonas em diversas áreas.
“Sinto-me honrando”, escreve José Maria Neves sobre esta distinção.